Dicas de Viajantes, Sobre os Açores

Planear uma viagem aos Açores

Azores - Wild

GUIA BREVE E CONCISO PARA PLANEAR UMA VIAGEM AOS AÇORES

Açores - Selvagem

FAQ

Depois de recolher durante muito tempo as perguntas mais frequentes de quem pensa em planear uma viagem aos Açores, tentamos, com este pequeno artigo, dar as principais respostas e criar um pequeno vademecum conciso.

MELHOR/PIOR PERÍODO

A melhor altura para uma viagem aos Açores não se reduz exclusivamente aos meses de julho e agosto! Aliás, nas ilhas principais há muita gente. De maio/junho até finais de outubro, as temperaturas são geralmente boas e médias, há menos precipitação do que no inverno, embora seja frequente encontrar um dezembro/janeiro com muitos dias de sol e calor 🙂
Normalmente, os meses mais húmidos vão de fevereiro a abril/maio.
Mas atenção: as ilhas dos Açores caracterizam-se SEMPRE por um clima instável, chuvas e ventos frequentes.
Além disso, as alterações climáticas globais também têm influência neste domínio. Ninguém tem uma bola de cristal.
Pode ficar com uma ideia consultando o sítio do Instituto de Meteorologia de Portugal neste endereço….
Preparem-se!

TEMPO DE PERMANÊNCIA

Naturalmente, a duração da estadia é subjectiva e cada um planeou um tempo de viagem diferente para os Açores. O que gostaríamos de salientar é que os Açores são nove ilhas muito distantes umas das outras, com uma logística complicada e principalmente relacionada com os voos domésticos.
Se tiver, por exemplo, uma semana/10 dias à sua disposição, recomendamos que não planeie mais do que duas ilhas: para ter um mínimo de tempo para as conhecer e experimentar e para não ter problemas com quaisquer imprevistos, como um voo atrasado ou um dia de chuva que nos obrigue a adiar um passeio agradável. Esta é, naturalmente, apenas a nossa sugestão, pelo que cada um é livre de tomar outras providências.

Açores - Espaços não contaminados

VOOS

Para chegar aos Açores, raramente há voos directos e, em algumas ilhas, apenas no verão. Normalmente, há uma escala em Lisboa ou no Porto e, a partir daí, um voo para uma das ilhas.
Cada uma das nove ilhas tem um aeroporto, porque nem todas as ilhas estão ligadas por ferries, na verdade são poucas. Até os habitantes locais viajam em voos internos!

FERRIES

As únicas ilhas sempre ligadas por ferries (entre si) são as três do arquipélago central (Faial, Pico, São Jorge) e as duas do arquipélago ocidental (Flores e Corvo). Se as condições do mar o permitirem…
Apenas no verão, durante um curto período, são adicionados alguns ferries de longo curso entre o Triângulo Central acima mencionado e a Terceira e Graciosa.
Os Açores NÃO estão ligados ao Continente por barco! Só é possível lá chegar através de voos.

Casa Aguaplano Suite (Disponível em breve)

80.00 Casa Aguaplano
Disponível em breve! Adequada para uma família ou um grupo de amigos, esta suite de 90 m² é espaçosa, com uma grande cozinha, uma acolhedora sala de estar com um fogão a lenha e um escritório com um sofá que também pode ser utilizado como cama extra. O deck em frente oferece a oportunidade de desfrutar de um pôr do sol incomparável Venha desfrutar do sossego do campo numa das zonas mais verdejantes do Faial, acordando com a vista deslumbrante do oceano e dos inúmeros melros cantores.

CLIPPER – Quarto Duplo, Vista Mar, Casa de Banho Partilhada

CLIPPER - Quarto Duplo / Twin Segundo andar (sem elevador) Vista sobre o Pico e o mar Casa de banho partilhada com o quarto individual Escuna (mesmo andar)

Casa de campo Casa Aguaplano

70.00 Casa Aguaplano
A Casa Aguaplano é uma acolhedora casa de madeira de 30 m2, adjacente à nossa casa, com vista para uma floresta luxuriante e para o oceano, virada para sudoeste. Venha desfrutar do sossego do campo numa das zonas mais verdejantes do Faial, acordando com a vista deslumbrante do oceano e dos inúmeros melros cantores.

ALUGUER DE DORMIDAS E DE CARROS/SCOOTERS

As ilhas dos Açores têm uma boa oferta de locais para dormir e de aluguer de automóveis, mas, especialmente no caso dos automóveis, bastante limitada em comparação com a procura! Se quiser ter esperança de encontrar disponibilidade, tudo deve ser reservado já na primavera para o verão! É mais fácil encontrar scooters para alugar, mas dadas as frequentes chuvas repentinas

Se planear viajar fora da época alta, tudo é mais fácil de encontrar.

Açores - Vulcões

FERRIES COM AUTOMÓVEIS

Nas rotas com ligação ao mar, alguns ferries transportam também automóveis. Mas atenção: a deslocação de um veículo alugado para outra ilha deve ser declarada à empresa de aluguer e implica o pagamento de uma sobretaxa. Além disso, a deslocação de carro no ferry deve ser reservada com antecedência na época alta.
Na nossa opinião, o melhor é alugar um carro diferente para cada ilha.

TRANSPORTES PÚBLICOS

É claro que nas ilhas maiores e mais populosas existem mais serviços públicos, mas para uma estadia turística não são os mais adequados. Poucos passeios e muitas vezes não para atracções turísticas. Além disso, uma das melhores experiências nestas ilhas (claro que depois das caminhadas) é percorrer estradas e ruas aleatórias de carro e descobrir recantos remotos 🙂

CUSTOS

As ilhas dos Açores NÃO são um destino low-cost! Com um pouco de organização, é possível encontrar dormida e comida sem desmaiar, mas não espere custos baixos como no Sudeste Asiático. Estamos na Europa e em território extremo. Tudo tem de ser transportado por via aérea ou por navios de carga.

Açores - Rural

TREKKING

TODAS as ilhas têm belos trilhos para caminhadas. São descritas e enumeradas, ilha a ilha, no sítio de turismo específico. Pode encontrá-los nesta ligação (com escolha da língua de leitura) https://trails.visitazores.com/pt-pt

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

Uma das principais atracções que trazem o turismo aos Açores são, naturalmente, os avistamentos de grandes cetáceos. Existem saídas principalmente das ilhas do Pico, Faial e São Miguel.

MAR – BANHOS – SNORKELING – MERGULHO

Primeira advertência: os Açores não são ilhas de praia, embora existam praias (sobretudo negras, de lava) em algumas ilhas. Os Açores são ilhas com costas rochosas e falésias. Lembre-se de que o mar é o Oceano Atlântico, pelo que é bastante frio para quem não está habituado. No entanto, nos meses mais quentes, há natação, snorkeling, talvez com um fato de mergulho, e nas ilhas principais há muitas empresas de mergulho para aqueles que o fazem.

Açores Caldeira do Faial

ACAMPAMENTO

Não é permitido acampar livremente nas ilhas. Existem alguns parques de campismo espartanos mas gratuitos na maior parte das ilhas. Pode encontrá-los listados aqui (com escolha da língua de leitura) https://www.visitazores.com/explorar?category=where-to-stay&type=camping-parks&page=1

SUBIDA AO MONTE PICO

A subida ao Monte Pico, a montanha mais alta de Portugal, não é um passeio no parque. A caminhada é longa e exige um mínimo de experiência e de formação. É necessário reservar no sítio Web oficial (as subidas diárias são limitadas em número) e também é possível reservar o acompanhamento de um guia (não obrigatório, mas recomendado). Aqui está o sítio Web https://montanhapico.azores.gov.pt/

Se tiver outras questões, escreva-nos. Para além de responder às perguntas, ajudar-nos-á a implementar este vademecum para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *